segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Enem é o maior exame do país

O Enem é um mecanismo de democratização do acesso às políticas públicas de educação no nosso país e o mesmo é o maior exame do país e o segundo maior do mundo, neste último exame em 2015 foram 7.746.118 inscritos, ficamos atrás somente do vestibular da China o gaokao com nove milhões de inscritos.

O Enem foi criado em 1998 para avaliar o domínio de competências dos estudantes concluintes do ensino médio, a participação era voluntária. O exame recebeu então cerca de 157 mil inscrições. Em 2001, os alunos de escolas públicas passaram a ter isenção do pagamento da taxa de inscrição. O número de participantes foi superior a 1,6 milhão.

A nota do exame passou, em 2004, a ser critério de participação dos candidatos a bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni), lançado naquele ano. O Enem teve 1,5 milhão de inscritos.

A maior mudança aconteceu em 2009, quando o Ministério da Educação (MEC) criou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Passou a ser adotada pelo Enem a teoria de resposta ao item. Além de estimar as dificuldades dos itens e a proficiência dos participantes, essa metodologia permite que os itens de diferentes edições do exame sejam posicionados em uma mesma escala. Foram registrados 4,1 milhões de inscritos naquele ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário