segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

ENEM - COMO MOTIVAR A ESTUDAR

A maioria dos estudantes do ENEM estão terminando o ensino médio. Se você não está em nenhum cursinho é melhor aproveitar o tempo livre após a escola. Se você for estudar sozinho recomendo usar algumas das técnicas de estudos que mencionei acima, mas o ideal nessa fase é montar um grupo de estudos, chame seus amigos e estude de verdade.
Faça um grupo privado no Facebook ou WhatsApp e estude com eles, faça com que esse grupo seja só para assuntos relacionados ao ENEM. Marque encontros semanais com o grupo para manter-se motivado e estudando, quanto mais se dedicar agora, mais fácil será conseguir uma boa nota no ENEM.

Como ter motivação para estudar temas e matérias chatas.

        Eu já mencionei em artigos anteriores que ao decidir que uma matéria é chata você tem poucas chances de aprender melhor. Portanto a primeira coisa para se motivar a aprendê-la é ver essa matéria de forma neutra, nem chata nem legal, apenas mais uma matéria para aprender.

Eu poderia dizer para você ver essa matéria como boa, ou para a aprender somente matérias que gosta, mas há momentos que você vai ter que se dedicar em algo que você considera chato para conseguir o que deseja. Siga essas técnicas que vão te ajudar a estudar as “matérias chatas”.

É chato ou difícil?

Essa é a primeira pergunta a ser feita, muitas pessoas veem uma matéria difícil como chata. Não é porque você sente um pouco mais de dificuldade de compreender a matéria que ela é chata. Antes de definir algo como chato, tente compreende-lo primeiro.

Matérias com grande número de informações como, leis, contabilidade, biologia, história, algumas vezes exigem que você as decore (decoreba), por isso são consideradas chatas e entediantes. O ideal em casos como este é você começar a ligar essas matérias a coisas relevantes em sua vida ou a histórias reais.

As leis ficam mais fácil quando você analisa casos reais ligados a ela. Por exemplo, a Lei 8.429/92 – Lei de Improbidade Administrativa, se você fizer uma busca rápida na internet com o os termos “acusado Lei 8.429/92” você encontra na primeira página o caso de um ex-prefeito acusado de doação irregular e que foi absolvido. Existem muitas outras técnicas, mas essa já é o suficiente para te motivar a começar a estudar agora.

Tornando a matéria interessante para estudar.

 Acredito que a maior motivação vem quando você transforma uma matéria chata em interessante. Em um primeiro momento isso pode parecer impossível, mas acredite, eu comecei a gostar de matérias que nunca pensei que gostaria. E a melhor maneira de você conseguir é encontrando a utilidade para aquela matéria.

          Eu nunca gostei das ciências exatas, mas de uns tempos pra cá aprendi a gostar de estatística e matemática financeira, tudo porque a vinculei a um assunto que me interessava. O que eu fiz foi simples, eu sou um estudante de história, eu amo história, então eu passei a procurar a história da matemática, grandes matemáticos e suas teorias.

A partir desse momento consegui fazer cálculos que nem pensaria em fazer, comecei a ver vídeos de matemáticos e como eles realizavam suas contas. Eu não virei nenhum expert, mas desenvolvi um gosto por algo que jamais achei que gostaria. Experimente vincular um assunto chato a algo que você goste, faça pesquisas na internet, você vai aprender muito mais quando fizer isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário